------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escalas Exóticas
Ciro Visconti
Dê nova vida a suas frases com sonoridades surpreendentes de várias partes do mundo

“Exótico” é um adjetivo usado para se referir a algo que venha de outros países e culturas. Assim, escalas exóticas são aquelas que se originaram na música folclórica de diversos povos e, aos poucos, foram sendo incorporadas na música ocidental erudita e popular. O campo pelo qual esse conceito se estende é muito vasto, já que, em todas as regiões do mundo, a música folclórica surgiu com estruturas melódicas próprias e diferentes entre si.




Portanto, uma pesquisa profunda sobre o assunto poderia catalogar dezenas de escalas. Para que você comece a explorar esse riquíssimo universo de sons, elaboramos uma matéria especial que abrange as principais escalas exóticas, com suas estruturas intervalares, digitações e exemplos. São elas: Hirajoshi (pentatônica de origem japonesa), hexafônica (escala de tons inteiros), cigana maior (Hitzazkiar), modo nordestino e octatônica (Zer Ef Kend).

HIRAJOSHI
A escala Hirajoshi é a principal estrutura na música tradicional japonesa. Ela é usada em melodias executadas em instrumentos como koto, shamisen e no canto. Por conter dois passos de semitom, é uma escala de cinco sons que difere das conhecidas pentatônicas maior e menor. Ela é utilizada em cinco modos diferentes (ver box sobre os modos da Hirajoshi), sendo que o mais importante é chamado de Hon Kumoi Shiouzhi, o qual possui a seguinte estrutura intervalar: F, 2m, 4J, 5J e 6m.



HARMONIAS COM A HIRAJOSHI
A harmonia da música japonesa utiliza os intervalos de 4J e 5J como base estrutural, diferentemente da harmonia ocidental, na qual os intervalos de 3M e 3m são decisivos. O riff do Ex. 6 explora essa característica, aproveitando também o fato de que a 4J e a 5J são inversões uma da outra.



HEXAFÔNICA
O compositor Claude Debussy ouviu pela primeira vez a música folclórica de Bali (uma das ilhas da Indonésia) na Feira Mundial de Paris, em 1889. Conta a história que ele teria ficado extremamente impressionado com diversos aspectos dessa música e incorporou-os em algumas de suas composições.



CIGANA MAIOR (HITZAZKIAR)
A escala cigana maior é encontrada na música folclórica de diversos países da Europa Oriental. Por isso, ela é também conhecida por outras denominações, como Hitzazkiar (nome turco), húngara ou napolitana. Apesar de não se encaixar no conceito de “estrutura simétrica”, por não dividir a oitava em partes iguais, essa escala possui um padrão simétrico bastante conhecido, chamado “palíndromo”.



MODO NORDESTINO
O modo nordestino é também conhecido pelos nomes lídio b7, mixolídio #4 ou overtone (este último, porque todas as notas dessa escala fazem parte da sequência da série harmônica de sua fundamental). A introdução dessa escala no Nordeste brasileiro se deve provavelmente à influência da música sacra modal naquela região, durante o período colonial. Por conta dessa influência, pode-se considerar o modo nordestino uma fusão de dois modos eclesiásticos: o lídio e o mixolídio.



OCTATÔNICA
A escala octatônica tem origem árabe e data do século 7. Seu nome original é Zer Ef Kend, que quer dizer “Colar de Pérolas” (uma metáfora que compara dois tipos de intervalos – tom e semitom – a dois tamanhos de pérolas). Na música popular, ela também é chamada de escala diminuta e ganha duas versões: dom-dim (dominante-diminuta) e dim-dom (diminuta-dominante).



ERRATA
O Ex. 16 da lição sobre escalas exóticas está incorreto na revista. Aqui está o exemplo certo. Pedimos desculpas a todos os leitores pelo erro! http://guitarplayer.uol.com.br/179/partitura.pdf

Matéria completa na Revista Guitar Player 178/Fevereiro de 2011.
Para adquirir seu exemplar clique aqui.

[VOLTAR]
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM
As Palhetas das Estrelas (30/06/2014)
 Encontre um parceiro musical e monte uma banda de rock. Enquanto vocês compõem e ensaiam, seu parceiro vai ... VEJA MAIS
Guitarrices - Dicas da Estrada: Palhetas (30/06/2014)
 Aproveitando a matéria de capa deste mês, vamos falar sobre palhetas na estrada. Algumas edições ... VEJA MAIS
Guitarrices - Proteja seus ouvidos! (30/06/2014)
 A maioria dos guitarristas que realiza turnês e trabalha em estúdio há tanto tempo quanto eu tem de ... VEJA MAIS
Guitarrices: NOVAS FRONTEIRAS SONORAS Guitar Rig: Em Busca do Timbre Perfeito (parte 1) (30/06/2014)
 Este mês, vamos começar a mergulhar em uma fábrica de sons e timbres. O Guitar Rig é um dos ... VEJA MAIS
Captadores para violão L.R. Baggs (30/05/2014)
 Quando o assunto é qualidade, pode-se dizer que a L.R. Baggs é um dos principais fabricantes de captadores ... VEJA MAIS
Les Paul E SEU PROJETO FINAL de captador (30/05/2014)
Aqueles bem informados sabem que uma das decepções na vida de Les Paul foi que guitarristas não ... VEJA MAIS
 
 

CRONOGRAMA DE ENTREGA (clique para visualizar)
Prazos da revista Guitar Player - Julho / 2014
Em 04/07/2014 a revista Guitar Player foi entregue pela gráfica
aos correios (para distribuição aos assinantes) e à distribuidora
(para distribuição às principais bancas do Brasil)
ENTREGA AOS ASSINANTES (prazos estabelecidos pelos correios)
INÍCIO DAS POSTAGENS: 05/07
SUL E SUDESTE: ATÉ 17/07
CENTRO OESTE: ATÉ 21/07
NORTE E NORDESTE: ATÉ 25/07
O correio, por contrato, deve entregar a revista dentro destes prazos.
Não recebeu? Nos informe pelo e-mail sac@editoramelody.com.br
Atenção: O comunicado de não recebimento de edição só poderá ser reclamado até 60 dias após o primeiro envio da revista feito pela editora.
ENTREGA NAS BANCAS (prazos estabelecidos pela distribuidora)
SÃO PAULO (CAPITAL): ATÉ 13/07
RIO DE JANEIRO (CAPITAL): ATÉ 14/07
DEMAIS CIDADES: ATÉ 16/07
Não encontrou nas bancas? Compre pelo site sem custo de postagem:
http://www.guitarplayer.com.br/anteriores/
esconder [x]


Guitar Player Brasil - Edição #219 - Palhetas em Ação!


Assinaturas | Contato | RSS | Guitar Player U.S |
© Copyright . 1996 . 2010 | GUITARPLAYER.COM.BR - MELODY EDITORA | Todos os direitos reservados | Site desenvolvivo por Gustavo Sazes | Abstrata.net