Publicado em:
31/01/2014
Violão - Assanhado, de Jacob do Bandolim (parte 1)   (Ricardo Giuffrida)

Ricardo Giuffrida é guitarrista, violonista e compositor. Realiza workshops e shows. Site: www.ricardogiuffrida.com.
 
 Vamos dar continuidade aos nossos estudos de temas clássicos da música brasileira. Nesta edição, analiso o samba-choro Assanhado, do grande bandolinista e compositor carioca Jacob do Bandolim (1918-1969). A música divide-se em duas partes e está na tonalidade de A maior. O andamento pode ser considerado entre moderado e rápido (aproximadamente 114 bpm).
Veja a matéria completa na Guitar Player nº 214
VEJA TAMBÉM
Guitar Player Convida | Bohemian Rhapsody ( 14/07/2016 )
 A música Bohemian Rhapsody tem um solo de guitarra carregado de feeling. Brian May explora a escala de C menor e a pentatônica de C menor. Preste bastante atenção nos bends e vibratos, que devem ser bem expressivos. ...
LER A MATÉRIA
Guitar Player Convida | Who Wants to Live Forever ( 14/07/2016 )
 A música Who Wants to Live Forever, do álbum Kind of Magic (1986), foi composta por Brian May para a trilha sonora do filme Highlander. No tom de E menor, apresenta um solo simples, mas lírico, com poucas notas, baseadas ...
LER A MATÉRIA
Vertentes do Rock | Shuffle de Rock Jazzístico ( 14/07/2016 )
 Nesta aula, vamos estudar um shuffle de rock que se aproxima muito de vertentes do jazz. Essa sonoridade foi inicialmente produzida por bandas da década de 1960 que faziam fusões musicais, como grupos de rock progressivo da ...
LER A MATÉRIA
Rock Progressivo | Robert Fripp ( 14/07/2016 )
 O guitarrista inglês Robert Fripp nasceu em 1946 e começou a tocar violão aos 11 anos. Passou para a guitarra aos 14 anos. Sua carreira teve início em 1967, com a banda Giles, Giles and Fripp, ao lado de Peter Giles ...
LER A MATÉRIA
Country Rock | Acompanhando na Guitarra Country (parte 1) ( 14/07/2016 )
 Esta primeira parte sobre levadas de country mostra a progressão básica I-IV-V (nesse caso, E7, A7 e B7). Funciona de maneira parecida com a mão esquerda do piano honky-tonk, feito com single-notes. É importante ...
LER A MATÉRIA
Gypsy Jazz | Palhetada Cigana ( 14/07/2016 )
 A palhetada e a mão direita (ou esquerda, para os canhotos) possuem papel fundamental na obtenção do timbre, técnica e linguagem do gypsy jazz. Conseguir manter o vigor em fraseados e articulações ...
LER A MATÉRIA
Violão Bossa | Carlos Lyra (parte 2) ( 14/07/2016 )
 Na lição anterior, estudamos o acompanhamento da canção Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), um dos clássicos da bossa nova. Nesta edição, vamos aprender essa bela melodia no ...
LER A MATÉRIA
Improvisação no Jazz | Comping Licks ( 14/07/2016 )
 “Comping” é um termo utilizado no jazz para descrever os acordes, ritmos e contracantos que pianistas e guitarristas empregam para apoiar solos improvisados ou linhas melódicas. Tente imaginar o que uma ...
LER A MATÉRIA
Total Blues | Larry Carlton ( 14/07/2016 )
Larry Carlton começou a tocar aos seis anos de idade. Alguns anos depois, ao ouvir Joe Pass no álbum The Gerald Wilson Big Band, passou a se interessar por guitarristas como Barney Kessel, Wes Montgomery e B.B. King. Participou do ...
LER A MATÉRIA
Country Rock | Licks de Steel Guitar ( 14/06/2016 )
 Uma das técnicas mais características da guitarra country tem como objetivo simular a sonoridade da steel guitar. É importante usar um reverb acentuado e delay em regulagens baixas, apenas para ajudar na ambiência e ...
LER A MATÉRIA

Assinaturas | Contato | RSS | Guitar Player U.S |
© Copyright . 1996 . 2010 | GUITARPLAYER.COM.BR - MELODY EDITORA | Todos os direitos reservados | Site desenvolvivo por Gustavo Sazes | Abstrata.net