Jimi Hendrix: baixista Billy Cox fala com o site Guitar Player

Henrique Inglez de Souza em 10.12.2010 17:39

A edição deste mês da Guitar Player traz uma matéria especial e mais do que justa sobre Jimi Hendrix, o papa maior da guitarra mundial. O mestre da guitarra morreu há 40 anos e deixou um legado incalculável, tamanha sua importância e o poder de transformação que exerceu à guitarra e ao rock.

Além de traçar os principais pontos da carreira de Hendrix, o texto traz depoimentos preciosos de ninguém menos que Eddie Kramer, o engenheiro de som que trabalhou nos álbuns de estúdio do guitarrista. Buscamos detalhes que nos ajudem a entender ainda mais tais discos. Também ouvimos as opiniões de outros lendários guitarristas, incluindo Ritchie Blackmore. De quebra, você ainda confere uma lista com os álbuns que foram relançados com material extra no Brasil pela Sony Music.

O baixista Billy Cox, que tocou e gravou com Jimi Hendrix (de quem era amigo), conversou com o site da Guitar Player. Veja o que ele nos disse:

GP - Por que Jimi Hendrix foi um gênio?

Billy Cox - Jimi Hendrix foi certamente um verdadeiro gênio! Sua música, seus arranjos e suas palavras eram únicos e totalmente originais.  Essa genialidade está atestada no quão atemporal sua música foi e é. Sua influência atinge gerações e variadas culturas. Penso que a genialidade dele é comparável à de Mozart, Brahms, Handle, Liszt. Eu sabia que um dia ele seria visto dessa forma, mas não esperava que isso acontecesse ainda enquanto eu estivesse vivo. A prova de sua influência ao longo de gerações pode ser vista na plateia que tem ido aos shows que estamos fazendo pela turnê 'Experience Hendrix' [turnê em tributo a Hendrix que está acontecendo nos Estados Unidos com a participação de diversos astros].

GP - Como era tocar com Jimi Hendrix e dividir o mesmo palco com ele?

Billy Cox - Posso dizer em uma palavra: divertido. Isso porque nos conectávamos à intuição musical um do outro, comigo fazendo um papel de apoio. A performance em 'The Star Spangled Banner', no [festival] Woodstock [que pode ser vista do DVD 'Live at Woodstock'] é um bom exemplo disso. Toco as primeiras cinco notas no "esquema" que sabia intuitivamente que ele iria querer, já que ele havia me "dito" meio por transmissão de pensamento.

Foto: Divulgação



[VOLTAR] Comunicar erro
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 



Frases x Acordes


Assinaturas | Contato | RSS | Guitar Player U.S |
© Copyright . 1996 . 2010 | GUITARPLAYER.COM.BR - MELODY EDITORA | Todos os direitos reservados | Site desenvolvivo por Gustavo Sazes | Abstrata.net